II CONGRESSO INTERNACIONAL DE INSOLVÊNCIA EMPRESARIAL EM FORTALEZA – 01/05/2019

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE INSOLVÊNCIA EMPRESARIAL EM FORTALEZA – 01/05/2019

O congresso foi uma imersão completa nos temas de insolvência empresarial.

117 CONGRESSISTAS E 200 PESSOAS HOSPEDADAS;
15 PALESTRANTES BRASILEIROS, 2 PORTUGUESES E 2 AMERICANOS.

Nosso II Congresso Internacional de Insolvência Empresarial – 2019, realizado no paradisíaco Hotel Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf, em Aquiraz – Ceará, nos dias 1, 2 e 3 de maio, foi um sucesso.

Tivemos 117 congressistas que, acompanhados da família, somaram mais de 200 pessoas reunidas em um só local para uma imersão nos temas de insolvência empresarial.

Nosso Brasil esteve representado com a presença de amigos vindos São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Rio Grande do Sul, Goiás.

Considerando-se as dificuldades centradas na distância, na logística e no maior custo necessários para movimentar tantas pessoas, é justo que estejamos felizes e recompensados.

O evento inaugurou com a criação de grupos temáticos, um método participativo, onde todo congressista se tornou agente na construção de seu próprio conhecimento.

A participação ativa e integradora no debate de ideias desenvolveu um senso de pertencimento e integração entre os congressistas que se esmeraram na interatividade entre os diversos pontos-de-vista de cada área do conhecimento, contribuindo para o aprofundamento do estudo da Recuperação Judicial e Falência.

Nossa meta era a participação colaborativa de todos os presentes, de forma multidisciplinar, com diversidade de ideias, sempre na busca do entendimento mais atual das questões polêmicas da insolvência empresarial.

A disponibilidade dos congressistas, que não se limitaram às discussões durante o horário destinado ao congresso, mas seguiram conversando na piscina, na praia, enfim, nos momentos de socialização e lazer, contribuiu de forma decisiva para esse sucesso.

O congresso foi permeado com 25 palestras proferidas pelas maiores autoridades em Recuperação Judicial e Falência no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos, que enriqueceram sobremaneira no aprofundamento da matéria e na disseminação das boas práticas.

Os 10 Grupos Temáticos, com diversidade de ideias e entendimento mais atual das questões polêmicas da Recuperação Judicial e da Falência, proporcionou a apresentação de 10 novas palestras, cujo trabalho será traduzido em artigos jurídicos a serem publicados no nosso primeiro livro de insolvência empresarial.

A dinâmica do congresso permitiu uma estratégica e necessária aproximação entre todos os profissionais que atuam na área, propiciando um intercâmbio profissional único e necessário para a melhoria do ecossistema empresarial.

A presença de convidados estrangeiros trouxe novas ideias que serão assimiladas e podem promover mudanças na prática da atividade multidisciplinar do administrador judicial.

A recuperação judicial e a falência vive um novo debate nacional com a proposta de alteração legislativa em tramite no Congresso Nacional, e são eventos como o nosso que muito contribui para que as alterações sejam efetivas e atendam às necessidades do mercado empresarial, tanto dos credores como dos devedores.

O Direito de Insolvência é um organismo vivo e nós, os operadores do direito, precisamos estar atentos às mudanças para nos adequarmos às necessidades que surgem nessa eterna discussão sobre a função social da empresa e a sua manutenção como fonte geradora de riquezas e a sua saída organizada do mercado através da falência.

Finalmente gostaríamos de anunciar que todos congressistas irão receber em seus e-mails o OPEN BAGDE, certificado digital, que passa a ser um cripto-ativo onde o ganhador pode utilizá-lo nas mais diversas plataformas eletrônicas, publicando, estrategicamente, seu badge (medalha) em seu perfil no Linkedin, nas suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp), assim como pode incluí-lo na sua assinatura de e-mail, de forma a tornar pública a sua capacitação acadêmica em recuperação judicial e falência.

Recebam todos, da Diretoria do Ibajud, nosso muito obrigado e até breve!!!

Rosely Cruz

Bruno Rezende

Eronides Santos

Anglizey Solivan

Jorge Campos

Maria Inês Carrara

André Rocha

Darius Canavarros

Receba conteúdos exclusivos do Universo da Insolvência